sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pra passar o tempo

Uma atividade divertida e que eu recomendo é a de ler blogs pela internet afora. É impressionante a quantidade de pessoas que publicam as mais variadas coisas na rede mundial. Blogs de amigos e conhecidos é o que, penso eu, a maioria das pessoas lê no dia-a-dia. Mas aqui vai a dica de uma "técnica" que eu utilizo e acho bem divertida. A maioria (se não todos) os provedores gratuitos, como o blogspot ou o wordpress, tem uma barra comum a todos os seus blogs. Na barrinha do blogspot, por exemplo, existe um link "próximo blog" e essa é a dica. O link direciona a outro blog do mesmo provedor. Eu não sei se a escolha pelos endereços do redirecionamento segue alguma ordem, mas pra mim ela é completamente aleatória, e aí está a diversão. São blogs do mundo inteiro e eu vou clicando e clicando, lendo os que me parecem interessantes (ou os que entendo o idioma).
Quem nunca fez isso não imagina o que se pode encontrar na blogosfera. Relatos de viagens, venda de cds e dvds piratas, noticiários dos mais diversos assuntos ou mesmo blogs abandonados, com última postagem datada de anos atrás, vê-se de quase tudo. Descobri, por exemplo, que existem "porta-absorventes", no blog de uma artesã, que os cães enxergam sim em cores e conseguem diferenciá-las, mas de forma mais limitada que nós, humanos; acompanhei por alguns minutos o cotidiano de um morador de Nova Iorque que retrata sua vivência da cidade em fotos e textos e cliquei o mais rápido que pude no botão de "próximo blog", com medo do que poderia ver numa página, após ler a descrição de sua proprietária:

"Na Integra Sou uma mulher, com jeitinho de menina que não mede palavras ao fazer, falar e principalmente escrever o que realmente pensa, e para mim não tem dia nem hora! Quando estou com lápis e papel na mão eu fico louca, é como se a ponta do lápis tiver se vida própria e o desejo de expressar tudo o que eu penso é mais forte do que eu."

(detalhe para o "tiver se") Ok, eu assumo, foi puro preconceito, mas, quem disse que não sou preconceituoso? Quem visse as fotos da tal no referido blog, com caras, poses e bocas, me entenderia -e teria medo também!
Vi ainda, em outros blogs, um inusitado "jardim para carros" em São Francisco, EUA e uma sandália de salto alto sem o salto!

Alguns blogs, não sei como, conseguem tirar a barrinha do blogspot, mas não tem problema, basta voltar a página pelo navegador, ao blog anterior, e clicar em "proximo blog" novamente, que ele direciona a outro blog, diferente. Uma outra forma de visitar blogs é sair clicando nos links de "blogs relacionados", ou "blogroll", mas aí já não é mais tão aleatório, uma vez que os blogueiros escolhem os links que colocam em seus próprios blogs.

Pra quem quer um passa-tempo, ficou essa dica. E se tiver com preguiça de ficar filtrando blogs pra achar algo interessante, sempre se pode acessar um link [abaixo] que já tinha visto há um tempo atrás, e achei novamente numa dessas minhas blog-leituras, mas aviso logo: é bizarro. Saquem o número de comentários!
Ê mundo doido...

2 comentários: