sexta-feira, 12 de março de 2010

da preguiça e seus demônios

Ainda hoje recebi por e-mail um texto encaminhado do Carta Maior que fala sobre como age a mídia com Cuba.
Lembrei-me de uma calorosa conversa num bar, regada a chopp e chorinho, entre dois amigos que estavam em minha mesa, de opiniões opostas sobre a ilha. Tenho lá minhas tendências e portanto não comentarei sobre a discussão em si. O fato é que eu não pude participar da mesma.
Quem me conhece pode não acreditar, afinal o cenário possuía tudo o que eu poderia querer (chopp, chorinho e um tema polêmico? perfeito!), no entanto foi o que aconteceu: eu fiquei de fora da conversa.
Por que? Eu não tinha informações pra participar. Claro que as tinha genericamente, além de opinião pessoal e tal. Mas os dois citavam coisas, pessoas, artigos... -podiam até citar algo que eu, particularmente, acho inválido, ou até mentirem, não sei. Mas eu, nem isso podia (posto que desconsidero a opção de mentir). Então, ficava lá, concordando ou discordando apenas, sobre aquilo que os 'entendidos' falavam.
Na ocasião, refiz uma nota mental de que eu deveria me informar mais, e melhor. Não faço idéia de quantas vezes ainda, ou antes, já refiz a mesma nota, e nunca a pus em prática.
Eis que lembrei-me agora de tantas outras coisas que me disse que faria, e nada. Passou-se período de adaptação à mudança, passou-se falta de tempo no dia-a-dia, final e começo de ano, e cá continuo, inerte. Por que? Sei lá, preguiça.
Sim, penso ser isso, pois, a exemplo da matéria que me referi no começo desse post, quando faço as coisas que me-prometi-que-faria-e-não-fiz, sempre me sinto bem. E sim, eu sou preguiçoso mesmo. Às vezes, e/ou pra certas coisas, só funciono 'no tranco'.
Que seja, dou-me o tranco eu mesmo!
(acabei de assinar a impressa Caros Amigos e a digital Carta Maior, além de adicionar à minha leitura internética cotidiana a Conversa Afiada)

5 comentários:

  1. to cansando, velho. ja desisti de acompanhar informaçoes sobre economia, politica, informatica... volume e rapidez demais pra mim.

    enquanto util... resta o twitter.
    the last broadcast!

    ResponderExcluir
  2. Preguiça é falta de coragem...
    Falta coragem? Então há medo?
    Medo de quê?
    Quem sabe!

    Sei que angustia...

    Enfrentar esse medo traz Força de vontade.
    Com força de vontade se tem Coragem.
    A coragem guia para a Firmeza das ações
    Quando firme, corajoso e com vontade
    Tem-se um aprimoramento da Atenção
    Seres humanos atentos são seguros de si
    A segurança acaba com a angústia do medo (quem sabe de quê?!)
    Quem derrota o medo não mais desiste de você ou do mundo.
    Ânimo, sempre há tempo para refazer o pensamento de fazer o que deveria ter feito e finalmente (me-prometi-que-faria-e-não-fiz) sentir-se bem consigo.

    ResponderExcluir
  3. Preguiça é realmente um problema que tem assolado seres humanos nesses últimos tempos...Quem é responsável por isso? Quem nos fez cravar a bunda no sofá e reclamar apenas entre nós mesmos? Vamos bater panela e ir pras ruas! A 'classe' mais empoderada de mudar algo é a única que coloca a culpa nos outros e assiste aos filmes nos cinemas para acreditar que quem fará mudanças são os heróis do telão, telinha, telemóvel. Será que é ma doença? Quem nos convenceu que estamos todos com preguiça?

    ResponderExcluir
  4. nossa! quanta gente pensante.
    preguiça é assim mesmo. às vezes ela nos chega.
    e na essência, informação, pode não significar nada. agora se cobrar é a diferença. mas não se martirize.

    mainha

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo teu blog hoje, justamente por preguiça. Depois de uma semana cheia de intensa busca por informações (projeto de doutorado é fogo!), me permiti sentar no computador só pra vagar. E o feijão queimou.
    Beijos,
    Lu.

    ResponderExcluir