sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel? só se for a cerveja mesmo.

Bela maneira de começar o dia...
Eu ainda terminava o café da manhã, quando ouvi a moça do telejornal matutino:
"-Obama ganha Prêmio Nobel da paz"
Fiz o óbvio, caí na risada. Mas logo em seguida, lembrei que aquele era um telejornal sério (tá, não vou discutir isso aqui, vocês entenderam), portanto, não se tratava de uma piada. Imediatamente à raiva, veio um sentimento bizarro de conforto: "afinal não é só o Brasil que é uma piada, o mundo todo o é".

Como é que pode esse sujeito receber o Nobel da paz? Pra mim, o prêmio perdeu toda -sim, absolutamente toda a credibilidade. Ficou muito pior que o Oscar. E discordo dos que digam que é radicalismo meu. Realmente é radicalismo, mas deles!
Pergunto novamente: como pode Obama ganhar qualquer prêmio relacionado à paz?
Deve ser porque ele é o primeiro presidente negro eleito nos Estados Unidos, não?
Vamos lá, de novo: Como é que alguma notificação pode ser feita a qualquer governo americano, no sentido de taxá-lo como pacifista?
Tudo bem, vamos analisar, por mais absurdas que me possam parecer, as possíveis justificativas dessa palhaçada. Pra isso vou simular um debate entre as partes, que foi o que mais ou menos aconteceu em minha mente.

-Mas ele sequer tirou as tropas do Iraque!
-Ah, mas isso ele já anunciou que ia fazer. Até 2010, se não me engano, os estadunidenses deixam o país.
-É, devastado política, social, econômica e moralmente. Mas, tu já viu qual é o verdadeiro plano dos Estados Unidos?
-Hum.. deixa eu pesquisar um pouco
-Vê isso aqui ó: notícia antiga
-É, tudo bem que é um link do PCB, mas é bem a cara do povo estadunidense mesmo.
-Pois é, mas, mesmo assim... Vamos considerar que isso sirva de justificativa, que a comunidade internacional foi toda enganada, achando que os Estados Unidos iriam liberar mesmo o Iraque da opressão bélica imposta por eles. O detalhe é... nem isso ainda foi feito! É só um planejamento que -disse Obama que vai fazer. Como é que já deram o Nobel por isso?
-Ah, agora sou eu quem vou lhe mostrar algo: notícia atual
-E eu achava que não iria rir disso novamente.. Quer dizer que agora o Nobel premia por "agenda ambiciosa"? Não vou nem falar o tanto de gente que seria premiado, adotando esse critério. Pensa aí...

Pois muito bem, continuo com minha posição inicial. Pra mim, esse prêmio agora já não tem mais credibilidade nenhuma. Não tiro o reconhecimento por premiações passadas, tampouco digo que todos os futuros premiados não serão merecedores, mas eu já não dou crédito. Afinal, quem me garante que tal físico realmente mereceu? Que não havia outros melhores? Em que critérios eles se basearam? Eu não tenho conhecimento sobre o mundo da física pra saber, por isso, acreditando em bons critérios, achava que só ganhava o Nobel quem merecia. Depois disso, não dá mais. Não pra mim. Era melhor que fosse o Bono Vox mesmo, ou até mesmo Lula. Ainda seria ridículo, mas bem, bem menos.

No entanto, uma coisa é certa. Como dizem em Pernambuco, "-Esse menino é um danado mesmo." Tá todo mundo caindo na dele. Assim como eu já defendi a crise econômica como uma coisa boa para o mundo, no mesmo sentido eu preferiria outra era Bush no governo daquele país. Bem me lembro o quanto a era Clinton foi boa pro mundo: economia dos Estados Unidos de vento em popa, o resto do mundo devendo a eles. E o quanto a era Bush fez mal: Estados Unidos cada vez mais decadentes, principalmente quanto à sua imagem internacional (ou a verdadeira face sendo mostrada).
Realmente, obaTma é o cara...

Um comentário: